O que é e para que serve um plano de marketing? Como fazer?
Se as perguntas que rondam sua cabeça são essas, vamos te ajudar a entender melhor sobre o Plano de Marketing elaborando um para uma clínica de estética que chamaremos de FikBela.
Topa esse desafio? Então vem conferir conosco!
O Plano de Marketing
O Plano de marketing é usado para projetar uma marca na totalidade. Ele contempla algumas etapas como análise do mercado de atuação da empresa, definição do público alvo, desenvolvimento da marca, cronograma de execução e monitoramento de resultados. Apesar de parecer burocrático e difícil de ser efetuado, é necessário e traz maior planejamento e visão estratégica do negócio. Mas, mais do que estabelecer um cronograma completo de atividades, esse documento também tem o papel de entregar resultados.
Antes de mais nada é importante seguir alguns passos:
Planejamento:
Vale ressaltar que essa é uma etapa muito importante e quanto mais detalhada melhor.
Algumas informações básicas para montagem são:
- Sumário executivo (resumo do seu plano);
- Avaliação do cenário;
- Definição do público-alvo das ações;
- Posicionamento no mercado e atuação da marca;
- Classificação de objetivos e estratégias.
Implementação:
O plano de marketing existe para uma aplicação prática. A partir do que foi proposto, é hora de realizar as ações dentro do prazo estipulado respeitando o orçamento. Diante de qualquer imprevisto, é aqui que ocorrem as adequações necessárias.
Avaliação:
A avaliação está presente durante toda a elaboração do plano. A análise dos resultados deve ser periódica para que problemas tenham respostas e soluções rápidas, antes de tomarem uma proporção maior.
Alguns indicadores que ajudam a apontar se as estratégias utilizadas estão atingindo os objetivos esperados são o ROI, que revela a taxa de retorno do investimento feito, taxa de conversão e o custo por clique.
Plano de marketing Fikbella
Empresa: Fikbella
Público alvo: Mulheres de 18 a 60 anos, independentes e preocupadas com beleza e bem-estar
Hábitos: Trabalham fora, possuem renda de 1 a 3 salários, formação básica a superior.
Persona: Vaidosa, Profissional, Cuidadosa, Preocupada com Bem Estar.
Espero que com esse pequeno spoiller, você tenha compreendido como o plano de marketing faz diferença para as empresas.
Continue nos acompanhando para mais informações e dicas!