Marketing Médico

Marketing para o médico especialista

O marketing médico é um nicho muito específico da publicidade.

Em contraste com a venda de produtos, o objetivo do marketing médico é diferente. Ele visa aumentar a credibilidade do serviço prestado e do profissional especialista. Isso sempre de forma ética e seguindo o Manual da Publicidade Médica elaborado pelo Conselho Federal de Medicina.

No meio online, a quantidade avassaladora de notícias falsas envolvendo a área de saúde não é apenas alimentada pelo público geral.

Surpreendentemente, existem médicos que utilizam-se de narrativas sedutoras e fantásticas para conquistar seu público. Isso por trás da chancela de uma graduação em medicina. Portanto elas raramente correspondem à realidade.

Dentro desse contexto, o médico especialista não pode se omitir. Visto que a presença online é essencial. Enquanto o médico especialista não ocupa seu espaço, o charlatanismo continua em foco.

ilustração médico

A profissão médica não se encaixa facilmente no contexto do marketing e publicidade. Principalmente com todas as complexas e corretas condições éticas envolvidas.

Por isso, esteja atento e atualizado quanto às normas e legislações envolvendo o assunto.

Medicina baseada em evidência

Faça uma pesquisa online sobre saúde. Pode ser qualquer assunto relevante em saúde. Facilmente nos depararmos com diversos conteúdos cheios de informações falsas ou sem fundamento científico comprovado. Essas informações, na maioria das vezes, são mais interessantes e mais numerosas que a realidade, por isso fazem sucesso.

Isso gera desinformação, o que compromete a adesão dos pacientes a tratamentos. Se ele não acredita no que o médico indica, ele não irá seguir com as indicações. Isso é prejudicial para todas as partes.

O conceito de Medicina Baseada em Evidência tem que ser reforçado, principalmente na atualidade. E o médico tem que ser o difusor desse conhecimento.

Posicione-se online, informe e conquiste mais pacientes.

Conheça nossos serviços de marketing online para médicos especialistas.

Nos siga nas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn

Dúvidas frequentes

O que eu não posso fazer na publicidade médica/ marketing médico?

  • Declarar-se especialista sem RQE.
  • Dizer que tem o melhor equipamento, melhor tratamento ou melhor formação e que, por isso, obtêm melhores resultados.
  • Expor paciente em mídias fora da finalidade acadêmica, mesmo com consentimento dele.
  • Anunciar técnicas ou tratamentos como exclusivos. 
  • Anunciar técnicas ou tratamentos não aceitos pela comunidade científica.
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamentos (os famosos “Antes e depois”).

Saiba mais sobre o que é permitido segundo o Manual de Publicidade Médica clicando aqui.

Médicos são proibidos de fazerem anúncios?

Não, médicos não são proibidos de fazerem anúncios. Porém, todas peças publicitárias devem seguir regras de conteúdo estabelecidas pelo CFM. Além de informar nome, CRM, RQE e especialidade (se tiver) de forma padronizada. Entenda sobre essas e outras condições do marketing médico aqui.

A EvidênciaMed destaca-se pelo contato aprofundado com a área médica e suas peculiaridades. Temos total conhecimento das normas estabelecidas pelo Manual de Publicidade Médica criado pelo Conselho Federal de Medicina. Toda sua atividade online passará por avaliação médica e ética da nossa equipe, garantindo sua segurança como profissional.

Não serei mal visto por outros profissionais médicos?

O Marketing Médico é uma necessidade do médico atual. Prosperar fora do meio online, principalmente para profissionais recém-formados, ou de cidades com muita concorrência beira o impossível.

Por isso, a visão do meio médico sobre o marketing está se atualizando, principalmente por ser comprovado que o marketing médico ético é possível.

Por que investir em marketing online se meu público é local?

A internet e as soluções digitais mudaram completamente a forma que tomamos decisões, inclusive sobre produtos ou serviços que consumimos. Hoje em dia, as pessoas buscam por informações via internet antes de investir dinheiro neles.

Isso não muda na área de saúde. Pacientes buscam informações online sobre o profissional, quais especialidades atende, endereço, convênios até comentários e recomendações de outros pacientes.

Com ferramentas de mensuração de dados é possível acompanhar o comportamento do seu público, saber quem se interessa mais por sua marca, qual é a motivação de busca etc. Através do SEO local conseguimos fazer com que você seja visto prioritariamente por quem está mais próximo ao seu consultório ou clínica. É possível segmentar por seu público por regiões, cidades e até mesmo bairros.

Posso ter uma estratégia de marketing médico mesmo com uma verba reduzida?

Nós da EvidênciaMed oferecemos diferentes planos que se encaixam nas necessidades do seu negócio e nas suas condições. Consulte todos os nossos planos para cada serviço:

Se tiver mais dúvidas sobre planos e valores, entre em contato conosco.

Preciso ter redes sociais?

Toda decisão sobre as estratégias de marketing passa pela chancela do médico empreendedor e pela avaliação individualizada de seu negócio. Porém, de forma geral, as redes sociais empregam papel fundamental nos resultados de qualquer estratégia de marketing atual. Recomendamos pelo menos contas nas principais redes (Facebook e Instagram) com no mínimo uma publicação por semana.

Conheça nossos planos para Mídias sociais aqui.

Preciso ter um site?

O site é o “porto seguro” da sua marca na internet. Nele você tem liberdade para apresentar seus serviços da forma que necessitar, além de ser a forma de “aparecer no Google.

Através de técnicas de SEO e criação de conteúdo relevante, trabalhamos para manter seu site bem ranqueado nos motores de pesquisa, fazendo que você seja encontrado pelo seu paciente com facilidade.

Conheça nossos planos para Site e SEO aqui.

Publicações pagas são vistas negativamente?

Ainda existe um pensamento entre alguns médicos de que “pagar para aparecer” – ou seja, criar um anúncio para seu conteúdo – seja visto de forma negativa. Mas não corresponde mais à realidade. Os complexos algoritmos das redes sociais há algum tempo não garantem que todos os seus posts sejam vistos por todos os seus seguidores. Em média, apenas 1% de seus fãs irão visualizar suas postagens.

Anunciar no Facebook ou Google Ads é uma forma de aumentar o alcance das suas publicações, incluindo pessoas que não conhecem suas redes ainda.

Conheça nossos planos de Facebook e Google Ads aqui.

E-mail marketing é SPAM?

Não. Com as novas ferramentas e estratégias de e-mail marketing, hoje ele é um braço importante do marketing de conteúdo, atingindo seu público de forma não-invasiva, elegante e oferecendo conteúdo que os interessa, não simplesmente uma propaganda do seu serviço.

Através do e-mail marketing, o médico constrói uma comunicação tanto para conversão de pacientes como para sua fidelização. Os modelos mais utilizados são os de confirmação de consulta, lembretes de retorno e newsletters.

Conheça nossos planos de E-mail Marketing aqui.

Preciso escrever todos os conteúdos?

Você só precisa escrever conteúdos se for do seu interesse e for uma possibilidade dentro da sua agenda. Nossa equipe conta com profissionais da área de comunicação e da área médica para garantir produção contínua e de qualidade.

Porém, recomendamos que participe da revisão dos conteúdos para que eles reflitam a sua personalidade como médico, já que sua presença online tem que ser como uma continuação do que acontece no consultório.

tseste de mensagem