O marketing digital pode não funcionar em alguns casos? Entenda!

Marketing digital

Que o marketing digital vem se mostrando promissor, isso não é mais novidade para ninguém, mas será que em alguns casos ele pode não funcionar corretamente?

A resposta para essa questão é sim. Afinal, para que você possa ter resultados promissores com essa estratégia é preciso muito mais do que apenas fazer tráfego pago em Google ADS ou Facebook ADS.

É necessário, sobretudo, conhecer a natureza humana, suas necessidades de consumo, sua forma de interagir nas redes sociais, e com base nisso elaborar uma estratégia certeira.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais erros cometidos por profissionais da saúde em relação ao marketing digital, e quando ele pode não apresentar resultados. Confira!

O que é o marketing digital?

Antes de mais nada, é preciso entender o conceito de marketing digital. Em poucas palavras, trata-se de ações direcionadas para conquistar pacientes para o seu consultório por meio de redes sociais e outros canais na web.

Atualmente há duas maneiras de atrair potenciais pacientes: por meio do tráfego orgânico ou por meio do tráfego pago. Até aí tudo bem. O problema é que o marketing vai além do que apenas segmentar público em tráfego.

É preciso, em primeiro lugar, saber quem é o público-alvo do seu consultório. Mulheres? Homens? Jovens? Adultos? Definido o público, é preciso saber como ele interage nas redes sociais.

Ele pode visitar anúncios, ou então ignorá-los, curtir, comentar. Enfim, entender o comportamento do público é uma tarefa que requer anos de estudo, e por isso deve ser realizada por uma equipe especializada.

Quais os principais erros cometidos que fazem o marketing digital não funcionar?

Agora que já falamos o que é o marketing digital, chegou o momento de conhecer os principais erros que são cometidos, e que por conta disso, fazem com que você não tenha resultados satisfatórios com o marketing digital.

1. Desconhecer a natureza humana

Um dos principais fundamentos do marketing é o estudo do comportamento humano. Afinal, todos nós somos consumidores, em maior ou menor escala. E aí vem a pergunta: o que nos motiva a consumir?

Saber essa resposta é um estudo longo sobre a natureza humana, a antropologia do consumo, o funcionamento do cérebro humano, dentre outros aspectos. Por isso, desconhecer a natureza humana é um dos erros mais graves.

Dessa forma, quem deseja por si só fazer tráfego na internet sem levar em consideração todos os aspectos que citamos, certamente não terá o resultado almejado.

2. Não saber qual o melhor canal de comunicação

Outro aspecto que pode colaborar para o insucesso do marketing digital é não saber qual o melhor canal de comunicação para conversar com o seu público.

Nem todo mundo entra no Instagram, ao passo que muita gente também não usa o Facebook. É preciso, portanto, entender qual é a rede favorita do seu público-alvo.

Com tantas alternativas no mercado como Google, Facebook, X, Instagram, TikTok e Youtube, fazer essa identificação ajuda a direcionar os recursos para o canal certo, e assim obter maiores chances de sucesso.

3. Não saber conversar com o público-alvo

Você já conversou com um adolescente de 18 anos? E com um senhor de 70 anos? Provavelmente a sua resposta é sim. E você deve ter notado que a maneira de falar, o assunto e outros pontos são totalmente diferentes.

Por isso, assim que você souber quem é o seu público-alvo é preciso entender como ele se comunica, qual a linguagem que gosta de usar, e então adotar essa abordagem na sua comunicação.

Caso contrário, você não terá engajamento nas redes sociais, seus artigos para blog não receberão visitas, e todo o investimento que você fez não terá retorno.

A linguagem adotada na comunicação é tão importante quanto conhecer a própria natureza humana, pois é por meio dela que você pode criar uma rede mais engajada.

4. Não conhecer os recursos das redes sociais

Todas as redes sociais possuem recursos próprios que podem ser explorados em uma estratégia de marketing digital. Por exemplo, no Instagram é possível usar Stories, Reels, publicação em Feeds e até mesmo anúncios patrocinados.

Além disso, o uso correto de hashtags ajuda a aumentar o alcance da publicação, aliada a outras técnicas como seguir o seu público-alvo para que ele o siga de volta.

Quando não é realizada uma análise criteriosa de todos esses pontos, você simplesmente estará subutilizando todo o potencial que essas redes sociais podem oferecer.

5. Não ter uma estratégia de marketing bem definida

Por fim, mas não menos importante, é crucial ter uma estratégia de marketing muito bem definida para que você tenha resultados promissores nas ondas da internet.

É preciso, primeiramente, saber o que você busca: pacientes, engajamento, se tornar uma autoridade com seus pares, ampliar seu networking.

Enfim, é preciso ter um objetivo muito claro, pois somente assim é possível criar estratégias eficazes. Afinal, a estratégia nada mais é do que o meio pelo qual você alcança um objetivo.

Como é possível ver, quando mal utilizado, o marketing digital pode não funcionar corretamente. Por isso, acreditar que fazer um impulsionamento aqui e outro acolá trará resultados, é um verdadeiro engano que muitos comentem.

E se você deseja ter resultados consistentes dentro do marketing digital, entre em contato conosco. Nós ajudamos você a elaborar toda a estratégia de comunicação do seu negócio, colaborando para que você atinja os seus objetivos.

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