Dá um Google!
Você já deve ter ouvido falar essa expressão em algum lugar. Seja no trabalho, na escola ou entre amigos, uma verdade é inegável: o Google se popularizou tanto que já virou sinônimo de busca, tornando-se quase um verbo.
Mas em que consiste esse termo, essa empresa ou negócio? Até onde vão seus serviços, sua autonomia ? O que é a tal presença digital que todos falam hoje em dia? E o tal tráfego pago? Tem resultados? Traz benefícios?
Fiquem tranquilos, o artigo de hoje traz todas essas informações. E você nem precisa “dar um Google”.
Se prepare para entender melhor esse mundo e tenha uma boa leitura!
Google – Do que se trata?
Fundada por Larry Page e Sergey Brin em 4 de setembro de 1998, a empresa Google é uma multinacional de serviços online e software, que tem sede em Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos.
Apesar de ser amplamente conhecido como um motor de buscas na internet, alguns de seus serviços são Google Chrome, Google Tradutor, Gmail, YouTube, Drive, Meet e Maps, por exemplo. Existem também para nichos específicos o Google Sala de Aula e o Google Acadêmico focados em educação.
Por fim, para empresas as opções disponíveis são o Google Adsense, Analytics, Ads, Trends, Data Studio e Chrome Enterprise.
Presença Digital
Quando falamos em presença digital, temos que pensar em todas as ações e estratégias que uma empresa realiza nas plataformas e canais online (redes sociais, rankeamento nos mecanismos de busca, campanha de mídias pagas, site, blog) para relacionamento com seus clientes.
Investir na presença digital é essencial e vital para seu negócio. Atualmente 96% dos usuários da internet possuem conta em redes sociais e fazem buscas de produtos e serviços. Se sua empresa não estiver presente nas redes, seu cliente passará a interagir com os concorrentes.
Alguns motivos devem ser levados em conta para investir na presença digital de sua empresa.
São eles:
- Credibilidade
Acompanhar sua marca de perto. Enxergar comentários da experiência de outros usuários pode pesar na decisão de compra de novos consumidores.
- Autoridade na área
Dominar a área em que trabalha não é o bastante se você não estiver presente nos mesmos locais que seu público está. Divulgue seu trabalho para fortalecer sua presença nas mesmas redes que seus clientes frequentam.
- Monitoramento do Público
Comportamentos, preferências e tendências são informações importantes quando sua marca está mais próxima de seu público. Esses dados são importantes para sua equipe elaborar estratégias de engajamento.
- Possibilidade de negócios e alcance
Quanto maior sua visibilidade, maior a possibilidade de ser reconhecido e gerar novos negócios.
Tráfego e Tráfego Pago
Temos que pensar na internet como uma cidade com várias lojas. As lojas não fazem suas propagandas para atrair clientes?
É a partir dessa analogia que você entenderá mais sobre tráfego pago na internet.
Em resumo, tráfego pago é toda aquela audiência de um site ou blog que vem de anúncios feitos em mecanismos de busca, redes sociais e outros sites.
Isso mesmo, você paga para que seus visitantes cheguem até sua página.
Para isso, temos algumas ferramentas a conhecer:
- Google Ads
Plataforma de anúncios do Google onde é possível criar anúncios de pesquisa, display, Youtube e Play Store.
- Facebook Ads
Esse pertence à família Facebook Meta que inclui tráfego pago no próprio Facebook, Messenger, Instagram e anúncios que levam a uma conversa no WhatsApp, por exemplo.
- Anúncios no Youtube
Sabe aqueles anúncios que atrapalham os vídeos que você está vendo? Lembrou, não é? Esses anúncios são pagos para chamar sua atenção.
- Instagram Ads
Esse utiliza bem a inteligência do algoritmo de acordo com seus cliques, curtidas, comentários e buscas para direcionar anúncios de acordo com seu perfil.
- Linkedin Ads
Não, o Linkedin não é apenas sobre uma rede profissional. Ele tem seus anúncios direcionados exatamente para oportunidades de negócios e aprendizado.
É importante ter em mente que o tráfego pago traz resultados imediatos, direcionando seu cliente para sua página com muito mais velocidade do que fizessem uma busca aleatória (o chamado tráfego orgânico).
O que achou desta pesquisa? Ela trouxe resultados satisfatórios? O Google pode lhe ajudar em seu negócio. Basta saber explorar suas ferramentas e ter uma equipe com as estratégias adequadas!