A importância das métricas e coleta de dados

Potencializando o sucesso: A importância da coleta de dados e métricas

Gerar informação é muito valioso para que empresas saibam mais sobre seu público, seu mercado e seus resultados internos. Iniciar pela coleta de dados é essencial para ter esse conhecimento.

Primeiramente, é importante saber onde buscar, como estruturar e analisar o conteúdo captado para usar a informação, não se limitando apenas à sua captação.

Coletar dados é um processo voltado à captação de conteúdo estratégico com a finalidade de garantir às empresas conhecer a fundo resultados de setores, do mercado, da percepção do consumidor e do desempenho do negócio de modo geral.

Os dados estão por toda a parte, considerados ativos extremamente valiosos em qualquer mercado, pois traduzem os resultados das empresas e a percepção externa sobre produtos, serviços e marcas.

Como fazer a coleta de dados?

É importante frisar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) orienta sobre a necessidade de realizar a coleta de dados respeitando o público e comprometendo-se com o tratamento adequado de suas informações.

Nesse sentido, é importante atentar-se para algumas questões:

  • Qual objetivo da coleta?
  • Existe planejamento?
  • De que forma será efetuada a análise?

Ao responder essas questões, é possível partir para o próximo passo. Que ferramentas usar para coleta.

Algumas disponíveis são:

  • Formulários de satisfação dos clientes;
  • Google Analytics;
  • UpMiner;
  • Ion.

E no que isso me ajuda?

A coleta de dados com um bom planejamento e objetivos claros pode levar a resultados significativos, como aumento no número de curtidas, ampliação do alcance da marca e conquista de mais seguidores. Tudo isso é obtido a partir da coleta e informação gerada.

Atualmente o Marketing Digital é baseado em dados, então é impossível sobreviver em mercados competitivos sem entender a fundo seu público e suas expectativas.

Gostou do artigo? Continue nos acompanhando para mais conteúdo sobre marketing digital para médicos. Entre em contato com EvidênciaMed.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Toda semana enviaremos via WhatsApp as maiores notícias da semana do mundo da médicina, do marketing e negócios. Não perca!

Compartilhe com os seus colegas