Diferenças entre marketing tradicional e marketing digital

por: Redação

Você já deve ter se questionado sobre as diferenças entre o marketing tradicional (offline) e o marketing digital na hora de pesquisar sobre a melhor opção para seu consultório médico. Pois esse artigo irá explicar o que caracteriza esses diferentes métodos e porque o marketing online tem crescido tanto!

Vamos lá!?

marketing digital marketing tradicional

Você sabe qual é o modelo de marketing mais adequado para o seu consultório ou clínica hoje? É uma pergunta que pode ser difícil de responder, afinal escolher a melhor opção depende de uma série de fatores. Alguns dirão que é o marketing tradicional, voltado para meios de comunicação como TV, jornais etc. Já outros dirão que é o marketing digital, com foco total na web, fazendo uso das novas ferramentas de comunicação. 

Primeiro você precisa entender, de fato, quais são as diferenças entre o marketing tradicional (offline) e o digital.

Marketing tradicional

O tradicional é aquele que utiliza os meios clássicos de comunicação para divulgar uma mensagem, promover um produto ou serviço, com anúncios em rádios, TV e mídia impressa. É uma abordagem direta, que interrompe um potencial cliente com uma mensagem sobre uma solução enquanto ele vê tv, ouve o rádio ou lê algum impresso

Por envolver a produção de peças publicitárias e recursos de exibição em mídias de comunicação em massa,os investimentos no marketing tradicional sempre foram altos, ainda mais para os médicos individuais e pequenos consultórios..

Vale lembrar que os resultados de uma estratégia de marketing tradicional são difíceis de mensurar, já que envolve,de fato, perguntar para o cliente onde ele viu o anúncio da sua clínica ou outra abordagem do tipo. Dentro da área médica, vemos como exemplos principais desse tipo de marketing o Outdoor e ações de panfletagem.

Marketing digital

O marketing digital tem foco total na internet e vai utilizar vários meios modernos de comunicação como o google e outros motores de busca,  blogs, redes sociais, e-mail, dentre outros para promover uma empresa e divulgar suas mensagens para clientes atuais e potenciais.

Essa é a modalidade que mais tem crescido ultimamente e isso não é por acaso. Cada vez mais as pessoas estão na internet e o marketing digital apresenta uma série de vantagens relacionadas a custo e a mensuração de resultados. As diferenças principais estão relacionadas a divulgação da mensagem, já que no marketing tradicional a mensagem é jogada, de maneira interruptiva na maioria das vezes, para quem estiver ali ouvindo, não tem nenhuma segmentação. 

Já no marketing digital,na maioria das vezes o cliente é atraído para sua marca e para o seus anúncios, e mesmo quando te interrompe, te dá a escolha de ver a propaganda completa ou pular.

Análises, relatórios e segmentação

Falando em resultados, o marketing tradicional não tem uma análise de resultados tão precisa quanto o marketing digital. Pelo digital você tem uma série de métricas e análise de resultados em tempo real que permitem que você faça ajustes nas suas campanhas durante o processo.

Um dos pontos mais importantes é a questão da segmentação das campanhas. No marketing tradicional sua mensagem acaba sendo compartilhada para pessoas que não fazem parte do seu público alvo. Ou seja, ela acaba chegando às pessoas que não se interessam ou não precisam do seu serviço.

Já com o marketing digital é possível segmentar de forma muito aprofundada para quem os anúncios e campanhas serão exibidos. Por isso, ele tem uma alta efetividade no uso dos recursos e aumento da taxa de conversão e retorno do investimento.

Tempo é dinheiro

Mais um aspecto muito diferente entre os dois tipos de marketing é o tempo para produção das peças promocionais. No tradicional, para fazer um outdoor por exemplo, existem muitas pessoas envolvidas e muito tempo gasto. Sem falar que ,após publicada, é muito difícil realizar alterações. 

Já no marketing digital você consegue rodar uma campanha capaz de gerar ainda mais retorno até mesmo sozinho da poltrona do seu consultório. E detalhe: tudo passível de alterações e melhorias de forma rápida e prática.

Outro ponto muito importante é o investimento necessário. Os custos com marketing tradicional muitas vezes vão além do que o médico pode pagar. Enquanto no caso do marketing digital, com pouquíssimos recursos você já consegue se comunicar com seus potenciais pacientes e atuais de forma bem mais eficiente.

No marketing tradicional não é possível interagir de forma rápida e prática com seu público, ouvir o que que eles estão pensando, o quê eles acharam na sua campanha.  No marketing digital você tem várias ferramentas que possibilitam seu cliente dar feedbacks de forma  rápida. Você consegue ver se o anúncio está atingindo seu objetivo ou não. 

Conclusão

Devemos reconhecer o valor e importância do marketing offline e, inclusive, incentivamos essa estratégia para clientes que possam se beneficiar dela. Porém, é importante considerar que para muitos casos o marketing offline não trás vantagem como um investimento constante.

Isso se dá, principalmente, pelo valor financeiro envolvido considerando a ausência de segmentação e dificuldade de mensuração do método. A sugestão seria focar no marketing digital e buscar o marketing tradicional para demandas pontuais, como períodos estratégicos para a marca ou durante campanhas especiais.

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