Erros no marketing de profissionais da saúde

por: Nicolas Cardoso

Enquanto a fórmula mágica para um bom marketing não é inventada, precisamos aprender com nossos erros e acertos para ter sucesso. Vamos conferir alguns erros que podem estar atrapalhando o marketing de profissionais da saúde!

Problemas na segmentação

Saber quem é o público-alvo é essencial para qualquer estratégia de marketing. Ter este conhecimento garante que os recursos e ações serão direcionados para as pessoas certas.

Isso acontece porque no marketing digital precisamos impulsionar os anúncios e conteúdos para garantir que eles cheguem até quem desejamos, consumindo o orçamento da campanha.

Se esse anúncio chegar para a pessoa errada, seu dinheiro estará sendo gasto sem trazer resultados, como por exemplo um anúncio de uma clínica de geriatria sendo direcionado a um adolescente.

Pouco investimento

O sucesso no marketing está longe de se resumir apenas ao orçamento, mas em um caso hipotético onde dois profissionais têm suas estratégias de tráfego pago configuradas exatamente da mesma maneira, aquele com o maior orçamento terá mais resultados.

Aparecer no topo das pesquisas do Google sobre “cardiologista” custará muito mais em São Paulo do que em uma cidade do interior, por exemplo, porque a competição é bem maior, então os profissionais estão dispostos a gastar mais pela aquisição de cada paciente.

Estar nos canais errados

Se o marketing não está te trazendo pacientes, talvez você esteja anunciando no lugar errado. Diferentes tipos de público preferem diferentes canais no ambiente digital, e saber onde atuar garante que os recursos devem ser gastos para trazer os melhores resultados.

marketing de profissionais da saúde
Saber escolher os canais é essencial

Para um profissional que atende empresas, atuar no LinkedIn e via email marketing faz mais sentido do que alguém que atende apenas pacientes particulares, por exemplo.

Atendimento não está convertendo

O principal trabalho do marketing é entregar leads, ou seja, pessoas que estão interessadas e qualificadas para buscar seu serviço. Mas um lead não é a mesma coisa que um paciente – ainda falta convertê-lo.

Se a pessoa entra em contato mas não é tratada bem, é colocada muito tempo em espera ou não consegue informações claras, ela pode desistir de marcar sua consulta e buscar outro profissional. Por isso, um atendimento de qualidade é crucial para seu sucesso.

Acertos no marketing de profissionais da saúde

Vimos então que, apesar de ainda não terem inventado uma fórmula mágica para um marketing de sucesso, existem algumas práticas que ajudam muito:

  • Saber quem é seu público e quais canais utilizam
  • Fazer um bom planejamento de orçamento de marketing
  • Atender seus leads com qualidade

E lembre-se de que em marketing o conhecimento nunca é demais – aqui no nosso blog você encontra muitas dicas de como se destacar na área da saúde!