Como usar o método bullseye framework para área da saúde

por: Nicolas Cardoso

Você está começando agora a fazer seu marketing e ainda está perdido? Isso é normal! Hoje em dia temos muitas variáveis para levar em conta, mas uma técnica do growth hacking pode te ajudar – vamos conferir como usar o método bullseye framework para área da saúde.

Relembrando o que é growth hacking

Se você nunca ouviu o termo growth hacking, confira nosso artigo completo sobre o assunto e entenda como isso pode ser útil para você.

Mas para relembrar rapidamente: growth hacking é um conjunto de metodologias criadas para acelerar o crescimento de uma empresa. Isso se dá a partir da identificação de oportunidades e testes de diferentes abordagens, para mensurar os resultados e saber qual caminho pode trazer maior crescimento.

O growth hacking foi criado para acelerar startups, mas traz lições muito úteis para profissionais da saúde.

Método bullseye framework

A expressão “bullseye”, vinda do inglês, se assemelha a “acertar na mosca”. Isso é referência à finalidade desta metodologia: acertar exatamente quais canais você deve investir para ter os melhores retornos!

bullseye framework para área da saúde

Utilizar esse método é especialmente interessante para profissionais da saúde que ainda estão começando, pois otimiza seu orçamento de marketing.

O bullseye framework consiste em listar todos os possíveis canais onde você pode fazer seu marketing, e dividi-los em 3 camadas:

  • Camada interna – listar os 3 canais que você acha mais promissores
  • Camada intermediária – listar outros canais que pareçam interessantes, mas não tanto como os 3 melhores da camada interna
  • Camada externa – listar os canais restantes, que não são interessantes para você e seu público

De forma visual, essas camadas formam uma figura semelhante a um alvo de arco-e-flecha, com seus 3 canais ideias bem no centro.

Bullseye framework para área da saúde

A metodologia original traz um total de 19 possíveis canais a serem analisados:

  • Publicidade tradicional
  • Publicidade online
  • Marketing de conteúdo
  • SEO
  • Blog
  • SEM
  • E-mail marketing
  • Plataformas existentes
  • Marketing viral
  • Acordos e parcerias
  • Apresentações
  • Assessoria de imprensa
  • Jogadas publicitárias
  • Eventos
  • Trade shows
  • Programas de afiliados
  • Comunidade
  • Vendas
  • Engenharia aplicada ao marketing

A área da saúde é muito única e ampla, incluindo profissionais de medicina, psicologia, nutrição, fisioterapia, dentre outros. Além disso, dentro de cada profissão temos as especializações, como psicologia infantil, por exemplo.

Graças a essas variáveis, é muito importante que você analise os canais pensando em seu nicho de atuação.

Ao final desse exercício, você terá uma noção muito melhor de onde focar seus recursos e esforços de marketing, e talvez mais importante ainda, onde NÃO focar!